terça-feira, 16 de novembro de 2010

O NASCIMENTO DO DÍZIMO...

NASCIMENTO DO DÍZIMO:
MANDAMENTO DE DEUS.

Lev. 27:30,32 e 34.

AUTOR: DAVID PESSÔA DE BARROS.


Com certeza irmãos, o DÍZIMO passou a existir como mandamento de Deus desde o final do livro de Levítico. Vamos falar a respeito: Levítico, 27:30, assim está escrito: “ Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor.” E, no versículo 32 do mesmo livro e do mesmo capítulo: “ No tocante a todas as dízimas de vacas e ovelhas, de tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor “ .

E no final do livro de Levítico: 27:34... “ Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés para os filhos de Israel, no monte Sinai.

Aqui se vê instituído a prática do dízimo, como mandamento de Deus ( Lev. 27:34 ). Porém, os Levitas não haviam ainda sido designados para desempenharem a função de Polícia Preventiva, ou Guardas, para garantir a segurança da tenda da congregação do Senhor. O que sem dúvida, vamos falar adiante desse povo santo, escolhido e consagrado por Deus para o serviço exclusivo do Senhor. ( Num. 18:3 )


DESIGNAÇÃO DOS LEVITAS
( Num.3:6-7 )

Disse Deus à Moisés: Faze chegar a tribo de Levi, e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam. ( num. 3:6 ) e logo em seguida, no vers. 7, diz: “ E tenham cuidado da sua guarda, e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo “. ( num. 3:7 )

Deus também mandou contar todos os Levitas de um mês de nascido para cima e Moisés contou, dando um total de 22.273 ( vinte e dois mil, duzentos e setenta e três ) mil entre homens e crianças. ( Num. 3:41 e 43 )

A função dos Levitas era específica: Dar guarda e segurança a tenda da congregação e de toda riqueza que existisse na mesma. ( Num. 3:7 e 8 ).

DEVERES DOS LEVITAS
Num. Cap. 4 em diante,

As atribuições dos Levitas são muitas. A tenda da congregação, o tabernáculo e os vasos e outros utensílios existente dentro da tenda são da responsabilidades dos Levitas entre 30 e 50 anos de idade. .. Cada um será escolhido conforme a família e segundo a idade que tem. Basta ler o capítulo 4 completo do livro de números para entender com profundidade a missão desse pessoal.


A CONSAGRAÇÃO DOS LEVITAS
Num. Cap.8: 5 e seguintes:

Disse Deus à Moisés: Toma os Levitas do meio dos filhos de Israel, e purifica-os.( num.5 e 6 ). E depois separarás os Levitas do meio dos filhos de Israel, para que os Levitas meus sejam ( num.8:14 ).

Disse mais o Senhor: E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, o ministério da tenda da congregação. ( Num.18:21 ) e complementou o Senhor Deus: E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram, ( num.18:22 ).


A DESTINAÇÃO DOS DÍZIMOS
E SEU FIM SOCIAL
Deut. 14: 22-29



Deuteronômio: 14:22...Certamente darás os dízimos de toda a novidade da tua semente, que cada ano se recolher do campo. Vamos comentar ?

Comentário-1: Ora, a palavra de Deus diz que de ano em ano recolherás a décima parte de tudo que se recolher do campo, de tuas colheitas. A semente se refere tanto aos legumes como aos frutos da terra e aos grãos de alimentos, como feijão, milho, azeite, vinho e outros. Naquela época a moeda, o dinheiro, já existia e era comum entre o povo e governos. Mas, a ordem era para trazer alimentos para a casa do Senhor. É de se ver também que, quem não plantasse também não daria o dízimo da terra. Isto era específico para os agricultores, os criadores de gados, de vacas, de cavalos, de camelos, de burros e de todos os tipos de ovelhas.

Comentário-2: É bom saber que o dízimo do Senhor sempre foi um imposto que serviria para custear a mão de obra dos Levitas pela prestação de seus serviços na tenta da congregação. Deus não queria que o povo de Israel se chegasse a tenda da congregação devido aos seus muitos pecados. ( Num. 18:22 ) Se qualquer um deles se encostasse na tenda com certeza morreria. Por essa razão escolheu os Levitas que depois de santificados passaram a ser os verdadeiros atalaias da Congregação e de toda sua riqueza. ( 18: 23-24 ). Era os Levitas também que por várias oportunidades foram utilizados por Moisés para fazerem o povo de Israel a respeitar e a cumprir a Lei. ( Num.18: 1-8 e 18: 22 )

Comentário-3: - O FIM SOCIAL DOS DÍZIMOS: Além de tudo quanto está descrito acima, é bom saber que o dízimo além de todos os comentários sobre os Levitas, era destinado também a servir de alimentos para os próprios doadores ou para aqueles que eram dizimistas e também para ajudar as viúvas, os órfãos, os abandonados e os estrangeiros. Todo o povo via o Levita como um homem consagrado de Deus e todos os ajudavam com o que podia ajudar, além dos dízimos é claro. ( Num. 18: 10 e 31 )

Deut. 14:23...E, perante o Senhor, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu mosto, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor, teu Deus, todos os dias.

Deut. 14:24...E, quando o caminho te for cumprido, que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor, teu Deus, para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus, te tiver abençoado; Deut. 14: 25... Então, vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor, teu Deus.

Deut. 14: 26... E, aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebidas forte, e por tudo o que pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor, teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa. Vamos comentar ?

Comentário-1: No livro de deuteronômio no cap. 14, versiculos 23.24.25 e 26, Moisés cheio do Espírito Santo de Deus fala novamente sobre a destinação dos dízimos. Custear ou em outras palavras: pagar a mão de obra dos Levitas pelo serviço da tenda da congregação do Senhor e também por eles não ter sido contados na divisão das terras de Canaã. Se fala também que os dizimistas comiam das próprias ofertas que apresentavam ao Senhor. Era também destinado aos povos pobres, como as viúvas, os órfão, os abandonados e aos estrangeiros. Basta cada leitor perder alguns segundos e ler os versículos acima enumerados –Num. 14: 23 a 26 ).

Comentário-2: As Igrejas Evangélicas de todas as denominações são responsáveis pelo esvaziamento que se vê hoje em cada templo religioso. São responsáveis também pela criação de tantas e tantas Igrejas que cada dia são inauguradas por grupos de religiosos desempregados que almejam ganhar dinheiro de maneira mais fácil. Dessa ação ambiciosa surge também a indisciplina dentro das Igrejas. Os Pastores Evangélicos pensam que o povo ainda vivem num mundo de infantilidade onde facilmente possam serem enganados com palavras vazias e sem fundamentos. Os Pastores Evangélicos devem saber que a INQUISIÇÃO já passou e graças a Deus não existe mais, onde ninguém podia ler a Bíblia, com exceção dos Padres.

Comentário-3: O Brasil é uma sociedade politicamente organizada, onde suas leis devem ser rigorosamente cumpridas e respeitadas por todos os brasileiros. É dever do Estado assegurar a paz e a tranquilidade a todos os seus cidadões. Através da Polícia, como fiscal da lei, punir aqueles que procuram subtrair do povo vantagem indevida, enganar ou esconder a verdade, ensinar erradamente no sentido de angariar valores e principalmente na confissão ou no mistério da boa-fé.

E, por todo quanto aqui falei, me entristece em ver pessoas ilustres no ministério da palavra. Pessoas ostentando diplomas universitários de vários cursos de formação universitária. Pessoas enfim respeitáveis diante da sociedade em que vivemos, a exemplo de Malafraia, RR.Soares, Edir Macedo e tantos outros que pregam aos evangélicos a obrigatoriedade do pagamento do dízimo, quando eles sabem que isto não é verdadeiro.

O dízimo é uma coisa que existiu no passado e hoje só temos lembranças. Mesmo no passado, o dízimo nunca foi uma obrigatoriedade para quem vivesse do trabalho assalariado, mas, daqueles que fossem agricultores ou dos grandes e pequenos fazendeiros, como os criadores de gados e outros tipos de animais. Dízimo nunca foi pago através de dinheiro, mas de alimentos, só de alimentos e não era mensal, nunca foi.
Cr

E, QUAL É A VERDADEIRA RELIGIÃO..?

Como Cristão que sou tenho o dever de seguir os ensinamentos de Jesus e de seus Apóstolos. Veja o que Paulo falou a respeito: “ Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a Lei pelo corpo de Cristo, para que sejais doutro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos frutos para Deus. “ ( Rom. 7:4.. )

O Apóstolo Paulo não pára: “ Mas agora estamos livres da Lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito e não na velhice das letras “. ( Rom. 7: 6 )

QUAL É A MANEIRA DE FAZER DOAÇÕES
AS IGREJAS PARA O SEU SUSTENTO ?

O Apóstolo Paulo nos ensinou assim: Cada um contribua segundo propôs o seu coração; não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. ( II-Coríntios
9:7 ).


I-Coríntios 9:14 – Assim ordenou também o Senhor que, aos que anunciam o Evangelho que vivam do Evangelho.

O QUE ACONTECE ENTÃO...?

Os Pastores que vivem do Evangelho, com medo de que os fiéis não contribuam espontaneamente e satisfatoriamente com a Igreja, dando as ofertas, então preferiram impor sobre todos os crentes o pagamento do dízimo. Até Porque, o dízimo não é uma oferta voluntária, mas uma obrigação, uma determinação divina. E foi realmente o que aconteceu desde a reforma luterana.

A OPINIÃO DO AUTOR A RESPEITO:


Todos devem contribuir com suas respectivas Igrejas naquilo que seu coração propor e as suas condições financeiras determinarem, mas, sempre fazendo com alegria.

Mas Paulo também nos orienta sobre o montante a doar ou a entregar para o serviço do templo religioso: “ E DIGO ISTO: QUE O QUE SEMEIA POUCO, POUCO TAMBÉM CEIFARÁ; E O QUE SEMEIA EM ABUNDÂNCIA, EM ABUNDÂNCIA TAMBÉM CEIFARÁ “. ( II-Coríntios: 9:6
Entretanto, se os Pastores teimam tanto em querer cumprir apenas parte do livro Mosaico, especialmente na parte que trata de valores financeiros ( DOS DÍZIMOS ), deixando de lado os ensinamentos de Jesus Cristo para abraçar e cumprir o que falou Malaquias, então eu, na condição de cristão que sou, aconselho os senhores Pastores, através de seus concílios, suas ordens e tantas e tantas organizações políticas existente no meio dos evangélicos, façam voltar o que os Israelitas faziam no tempo da Lei:

VAMOS ENTÃO:

Circuncidar todos os Evangélicos ( Gen. 17: 22-27 ),

a) Vamos voltar a praticar holocaustos ( Lev. 1: 6.8-13 );
b) Vamos respeitar o sábado do Senhor ( Lev. 23:3 );
c) Vamos apedrejar e matar adúlteros e adúlteras ( Lev. 20:10 );
d) Vamos matar os idólatras ( Ex. 32:26-29 );
e) Vamos matar os pederastas, os gays e as lésbicas (Lev.20:13 e Deut. 23:17 );
f) Vamos matar os tarados, aqueles que transam com irmães, com tias e com crianças ( Lev. 20:17 );
g) Vamos matar os nossos filhos desobedientes ( Deut. 21:18 );
h) Vamos matar os filhos que batem em seus pais e outros mais.
i) Vamos enfim fazer voltar os Levitas e pagar os dízimos de nossas colheitas e dos rebanhos de quem tiver animais.

Mas, sem receber, todavia, dízimos de viúvas, de pessoas assalariadas, aposentados e pensionistas, porém, ajudando-os a se manterem como uma ação tipicamente social e assistencial da Igreja de Jesus. Amém ?

DAVID PESSÔA DE BARROS. ( Um pesquisador bíblico )
O AUTOR.

E-mail: davidpessoa@yahoo.com.br
www.davidpessoabiblico.blogspot.com
www.daidpessoapolitico.blogspo.com

Fone: 3441.4256 ou 9957.6058

Um comentário:

  1. concordo plenamente tudo o que vc falou sobre os
    dízimos.so os pastores q ñ entedem!!!
    acho q isso prejudicaria os bolsos deles

    ResponderExcluir