terça-feira, 16 de novembro de 2010

COMO SUGIU A PALAVRA DÍZIMO...?

COMO SURGIU A PALAVRA DÍZIMO:


AUTOR: DAVID PESSÔA DE BARROS


Como já falei anteriormente, era costume dos povos antigos agradar a alguém que lhe trouxessem algum tipo de lucro ou algum tipo de vantagem ( bens materiais ) ou mesmo quaisquer benefícios e logo estariam entregando àquele a quantia de dez por cento ( 10% ) de tudo quanto se ganhava. E Abraão não foi diferente. Procurou agradar àquele que veio de tão longe para lhe cumprimentar e dar pão e vinho quando ele voltava da batalha. O que ele fez foi usar um costume que por sinal já era usado há bastante tempo por várias nações do mundo. ( E isto naquele tempo se dizia dízimo ).

Vale lembrar que, centenas e mais centenas de anos antes de Abraão existir ou de se revelar homem de Deus, várias nações já utilizavam a prática do Dízimo como forma de pagamento e mais precisamente, as nações pagãs. Elas de ano em ano retiravam a décima parte ( 10ª ) parte de tudo quanto era colhido e dava aos deuses. Entre essas nações podemos citar: OS LÍDIOS, OS FENÍCIOS, OS CARTAGINESES E OUTROS. ( Dicionário Bíblico Johne D. Davis, página 164, edição de 1978 ).

Tinham também nações que separavam certas quantidades de donativos alimentícios e de outras tantas riquezas procedentes dos despojos de guerra e dava como dízimo aos seus deuses de ano em ano.

Os Lídios davam rigorosamente ao seus deuses pagão dez ( 10% ) de toda sua presa, isto é, dos despojos da guerra, pois, como se sabe, quase todas as nações do mundo antigo viviam da guerra ( A força era o Poder e o Domínio dos povos vencidos ).

Os Fenícios e os Cartagineses enviavam anualmente para Hércules, a décima parte de suas rendas. Estes dízimos eram regulares ou ocasionais, voluntários, ou ordenados por lei. ( dicionário de Johne Davis, pag. 164 ).

Somente o Egito seguia caminhos diferentes em relação ao dízimo. Em vez de dez por cento ( 10 ) eram pagos apenas cinco por cento ( 5% ) de tudo que se plantasse e isto acontecia muito antes de Moisés existir. Era o imposto instituído por José, o filho de Jacó e bisneto de Abraão. ( Gen.47: 23-24 ).

Semelhantemente aconteceu também com Jacó, um dos netos de Abraão. E com este último, aconteceu fatos que nenhum cristão teria a ousadia de fazer. Jacó faz um voto ao Senhor Deus dizendo: “ Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz voltar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; e esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo “. ( Gen. 28: 20-22 ).

Na verdade Jacó nunca deu a Deus o que havia prometido, muito embora tenha recebido muitas bênção e bastante riqueza do Senhor dos Exércitos. Com certeza Jacó tenha se esquecido do voto que fez ao Pai Todo Poderoso.

A intenção do Autor foi tão somente mostrar que não foi Moisés o Autor do Dízimo nas páginas da história do mundo nem da civilização. Referente aos textos bíblicos, nós confirmamos a pessoa de Moisés como o seu autor. Mas, agora o leitor terá uma posição mais livre e confortável para entender que a prática do dízimo já existia anteriormente. Moisés, apenas copiou uma coisa que já existia. É semelhante a frase criada pelo Rei da Babilônia, Hamurabi, “ OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE “ e que na bíblia consta como frase de Moisés.

DAVID PESSÔA DE BARROS ( Um pesquisador bíblico )
E-mail: davidpessoa@yahoo.com.br
www.davidpessoabiblico.blogspot.com
www.davidpessoapolitico.blogspot.com

Fone: (81 ) 3441.4256 ou 9957.6058

Nenhum comentário:

Postar um comentário